In 8 de março Dia da Mulher dia internacional da mulher gente que me inspira inspiração

8 de Março: As Mulheres que me Inspiram

08 de Março. Dia Internacional da Mulher. Não temos um motivo exato da escolha da data, mas um deles é que no ano de 1917, um grupo de operárias saiu às ruas para protestarem contra a fome e a Primeira Guerra Mundial. O movimento aconteceu no dia 23 de fevereiro, se for contar pelo calendário russo, e no dia 8 de março, se formos pelo calendário gregoriano, que é o que usamos hoje.

fonte: BBC

Pensei muito no que eu poderia fazer para não passarmos a data em branco, e decidi fazer uma homenagem a 8 mulheres que me inspiram em algumas áreas da minha vida. Então vamos lá!
LITERATURA
Jane Austen, escritora inglesa do século XVIII | Sou apaixonada por Jane Austen. Seus livros são incríveis, ricos de detalhes e com histórias cotidianas escritas de modo irônico e romântico.

Um dos motivos que amo seus livros é a ambientação de suas histórias, e o modo que ela descreve o romance. Além disso, Austen retrata mulheres fortes e decididas. 

Temos personagens femininas que não ligam para os "talentos", aquelas habilidades que uma moça deveria ter se quisesse a atenção do seu futuro marido, mas sim para a educação que uma mulher deveria ter.

Austen tem tudo o que eu procuro em uma escritora. Em 41 anos de vida, ela nunca se casou nem teve filhos. Além da educação que recebeu em casa, frequentou um internato junto a sua irmã, em Reading.

Obras famosas: Orgulho e Preconceito, Razão e Sensibilidade, e Emma.



J.K. Rowling, escritora, roteirista e produtora cinematográfica britânica | Não sei nem o que falar sobre essa mulher. Ela é o motivo por eu ter me apaixonado pelo mundo literário e por eu ter me permitido a acreditar.

Joanne teve uma vida repleta de dificuldades: foi mãe solteira e teve ajuda do governo pra criar sua filha, sofreu um relacionamento abusivo, foi negada por 12 editoras, e teve que mudar seu nome, pois um livro escrito por uma mulher não venderia.

Escrevia histórias desde a sua infância, mas foi com a saga Harry Potter que fez sucesso. O que acho incrível sobre a J.K. é a habilidade e sensibilidade que ela tem de retratar nossos problemas e sentimentos dentro do universo mágico.

Ela trouxe à vida uma das minhas histórias favoritas, e com sua força, coragem e determinação é uma inspiração constante no meu dia a dia. 
MÚSICA
Joss Stone, cantora e compositora inglesa | a.k.a. minha cantora favorita de todos os tempos.

Joscelyn Eve Stoker assinou seu primeiro contrato aos 16 anos, e desde então tem feito cada vez mais sucesso no meio da música soul.

Ela é uma grande inspiração musical pra mim, tanto no estilo de música que quero fazer, quanto no estilo de artista que ela é.

A sua voz transmite muita paz, força, e amor pelo que faz. Cresci escutando sua música, admirando seu estilo musical, sua forma de cantar, de se expressar e de se apresentar.

Ela me passa verdade, sabe? Não encontrei nenhum cantora até hoje com quem me identifiquei e conectei tão rapidamente. 

A energia que ela passa, o fundo espiritual de suas músicas, a mensagem que ela transmite, são partes do motivo de respitá-la tanto.



Little Mix, grupo pop britânico desde 2011 | Leigh-Anne, Jade, Jesy e Perrie. Quatro mulheres fortes, belíssimas, talentosas, e inspiradoras.

Elas foram o primeiro grupo a ganhar o The X-Factor UK, e daí já podemos perceber o quão talentosas e incríveis elas são.

Desde o início podíamos ver que elas tinham algo diferente. Elas são amigas de verdade, e isso fica muito claro em todos os vídeos, shows e fotos que circulam pela internet.

Acho que esse é um dos motivos delas fazerem tanto sucesso e de inspirarem tanta gente: sororidade. 

A mensagem delas é de empatia, companheirismo, amor e confiança. As letras das músicas te animan, te motivam, e te passam aquela energia que você precisa na vida.

Sem contar no talento fora desse mundo que as quatro têm. Cada uma tem uma voz única, um estilo de se vestir e de se expressar únicos e quando se juntam é como se algo mágico acontecesse.

São uma inspiração pra mim como quatro mulheres confiantes e que mostram para o que vieram, como artistas seguras de si, e como um grupo unido e que transmite força em suas músicas.
INTERNET
Vanessa Lino, dona e criadora de conteúdo do canal e blog que levam seu nome | Nasceu em Florianópolis, mudou-se para Porto Alegre e hoje, morando na Holanda, inspira e motiva milhares de pessoas com seu jeito simples e verdadeiro.

Conheci o canal da Vanessa com o vídeo dela falando que iria se mudar para a Holanda. Pensei que seria mais uma youtuber legal de acompanhar, para saber como era a vida em um país diferente, mas ela superou minhas expectativas.

Ela mudou tanto desde o primeiro vídeo que vi, e mudou para melhor. Ela nos passa mais confiança, leveza, verdade e amor pelo trabalho dela.

A Vanessa já me motivou em pequenas coisas do dia a dia, sabe? Fazer tudo com mais calma, leveza e fazer aquilo que me faz bem, do jeitinho que me faz bem.

Ela é uma mulher muito especial, com uma energia maravilhosa, e que motiva e inspira muitas pessoas que acompanham seu dia a dia nas redes sociais.




Lilly Singh, comediante, atriz e youtuber canadense | A nossa querida Superwoman faz vídeo desde 2010 e ficou em décimo lugar entre os youtubers mais bem pagos na lista da Forbes em 2017. 

A Lilly foi o motivo de eu ter começado com o projeto "Gente Que Me Inspira". Em 2015, ela postou um vídeo entitulado The #GirlLove Challenge, onde ela desafia seus inscritos a elogiar uma mulher que os inspiram, usando a hashtag #GirlLove, e todo o dinheiro arrecadado por esse vídeo seria doado ao Malala Fund, que apoia a educação para meninas no mundo todo.

Lembro que quando vi esse vídeo, me bateu aquela alegria no coração, sabe? Comecei a ver gente de vários lugares compartilhando esse amor e gratidão pelas mulheres incríveis em suas vidas, e isso me trouxe uma sensação muito boa. Quis fazer algo parecido, e depois de muito tempo, fui colocando esse mini-projeto em ação.

Não lembro quando comecei a acompanhar a Lilly na internet, só sei que desde o primeiro momento eu me identifiquei com ela. 

Ela é engraçada, inteligente, divertida, empoderada, forte e muito, mas muito inspiradora. A Lilly vem de uma família indiana, e acho lindo o modo que ela faz questão de compartilhar um pouco da cultura dela com todos os seus seguidores. 

Além dos vídeos de comédia, temos vlogs que te prendem do começo ao fim, esquetes que ela faz com vários convidados super especiais, e até um livro ela escreveu, o How to Be a Bawse: A Guide to Conquering Life.

Hoje em dia, considero ela uma das mulheres mais motivadoras e inspiradoras de toda a internet, pelo simples motivos de levar tanta alegria, amor e positividade para a vida de milhões de pessoas.
CINEMA & TEATRO

Emma Watson, atriz, modelo e ativista francesa | Nossa querida Hermione Granger começou a atuar aos 9 anos de idade, e desde então foi ganhando espaço em várias áreas de atuação.

Ela começou em Harry Potter, participou de As Vantagens de Ser Invisível, Noé, A Bela e a Fera, O Círculo, e de muitos outros trabalhos como atriz.

Em todos esses anos, acompanhamos a evolução de Emma Watson: de uma garota interpretando uma inteligente bruxa à Embaixadora da Boa Vontada da ONU Mulheres.

Seu trabalho como ativista começou com a campanha #HeForShe, onde apoia a igualdade de gênero, e continua até hoje apoiando movimentos com o #MeToo, onde mulheres vêm quebrando o silêncio e denunciando abusos sofridos ao longo de suas vidas.

Nesse último 8 de março, ela e outras 75 mulheres assinaram uma carta reivindicando direitos iguais. Emma vem lutando e ajudando mulheres a usarem sua voz para se defenderem, se empoderarem, e isso é uma das coisas que mais admiro nela.

Para quem cresceu tendo Hermione Granger como referência, não poderia nunca deixar de citar essa mulher forte que é Emma Watson. 


Keala Settle, atriz e cantora havaiana | Nossa queridíssima atriz saiu dos palcos da Broadway ao estrear Priscila, Rainha do Deserto, em 2011, e vem ganhando o mundo com sua voz.

Conheci essa mulher linda em The Greatest Showman, pelo seu papel como Letty (a mulher barbada), e desde a primeira vez que a vi atuar e cantar, meus olhos se encheram de lágrimas.

O primeiro vídeo que me deparei foi do ensaio em que ela cantava This Is Me, e eu fiquei sem palavras. Uma emoção muito grande foi se construindo dentro de mim, quando vi estava chorando tamanha admiração de criei por essa mulher.

Com This Is Me, ela ganhou um Golden Globe para Melhor Canção Original, e já foi indicada a um Tony Award por sua participação em Hands on a Hardbody.

Ela me inspira de várias formas, seja como uma cantora excepcional, como uma atriz talentosíssima, ou como uma mulher que ama o seu corpo e nos motiva a nos aceitarmos e amarmos quem somos.

This Is Me virou um dos meus hinos, e ela passa toda a emoção que sinto ao escutar essa música. O trabalho que ela vem fazendo cativa e motiva jovens e adultos por todos os cantos do mundo, e me traz uma esperança de que tem muita gente boa por aí.


Fica então a minha pequena homenagem a essas mulheres que vêm fazendo uma grande diferença no mundo. Vou colocar aqui embaixo uma pequena lista de algumas outras que também são uma grande motivação para mim, e que fazem um trabalho incrível:

Related Articles

14 comentários:

  1. UAU!
    Que timaço de mulheres, não?
    Estou no youtube da Vanessa Lino, porque não a conhecia. Obrigada por compartilhar ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Maravilhosas, né?!
      Nossa, eu sou apaixonada no canal dela, fico muito feliz por você ter gostado da indicação haha 💛

      Excluir
  2. Olá querida 😊
    Somos mulheres e temos de lutar pelos nossos direitos. Tem exemplos de referências femininas muito interessantes 😊😘

    Http://tudosoblinhas.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super concordo! Tem muita mulher incrível fazendo história 💛

      Excluir
  3. Não conhecia algumas mulheres da sua lista. Vou começar a ler o livro "Clube da Luta Feminista" por indicação da minha esposa. Quero conhecer mais sobre esses aspectos para cada dia ter menos presente o machismo na minha vida. Valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fiquei curiosa em ler esse livro, também!
      Eu que agradeço pela visita e pelo interesse em mudar! Todos temos um ou outro aspecto que ainda nem percebemos. Querer é o primeiro passo 💛

      Excluir
  4. Amei a iniciativa do seu post, pois é sempre incrível ler sobre mulheres inspiradoras. Também me sinto muito inspirada pela J.K. Rowling e pela Emma Watson <3 Elas nos fazem nos sentir empoderadas!

    ResponderExcluir
  5. Ah adorei a escolha! Essa lista tá incrível! Tb adoro varias e fiquei curiosa pra conhecer sobre as outras

    ResponderExcluir
  6. Adorei a lista! Sua seleção de mulheres que te inspiram já tem varias q eu tb acompanho e agora outras q vou procurar saber!

    ResponderExcluir
  7. Oii! :)
    Ah, Jane Austen e J.K. Rowling são maravilhosas, com um talento gigante! A Emma também nem se fala. Cresceu e se tornou um dos maiores exemplos para mim, principalmente por ter acompanhado desde nova os filmes do Harry Potter. Um mulherão empoderada como ela tem lugar mais que merecido na sua lista! <3

    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Quanta mulher incrível, de fato! Entre elas eu não consigo deixar de enaltecer Jane Austen, já que a época que viveu foi ainda mais difícil AINDA do que a nossa pra ser mulher... E pensar que tiveram outras antes, e antes, e antes...
    Eu AMO o trabalho ativista da Emma Watson. Fico tão feliz que nossa Hermione seja tão inteligente quanto a personagem! Não gosto da atuação dela, não, mas isso não importa, essa cabeça boa vale mais que tudo!

    ResponderExcluir
  9. Que demais! Adoro ler posts desse estilo. <3
    Tenho vontade de ler Orgulho e Preconceito, da Jane Austen. As resenhas sempre dão o que falar, sem contar que vejo o livro quase sempre em algum lugar, ou com alguém. O título dele já é algo que me chama atenção, acho que vale a pena dar uma chance.

    ResponderExcluir
  10. Todas são muito inspiradoras mesmo, sou super fã de Little Mix e da Emma Watson!

    ResponderExcluir
  11. Que lista maravilhosa! Tem tantas mulheres incríveis que me inspiram, algumas que fazem parte do meu convívio, que seria até difícil fazer uma seleção hehe. E tem muitas escritoras também, JK entre elas <3 Ando lendo tantos livros escritos por mulheres, e isso é tão bom: ver o quanto elas estão ganhando cada vez mais espaço no mercado editorial!
    A Keala Settle é incrível. Também conheci ela pelo filme O Rei do Show, e achei fantástica, voz, a atuação, tudo *-*

    ResponderExcluir