In blogmas blogmas 2018 intercâmbio viagem

Motivos para fazer um intercâmbio!

Vai fazer 5 anos que fiz meu intercâmbio para a Inglaterra, e parece que foi ontem. Desde aquele momento, a vontade de viajar e conhecer novos lugares só aumenta! Quero conhecer outros países, outras pessoas, outras línguas e culturas. Como essse blogmas vai ter uma vibe meio "siga seus sonhos", achei super válido fazer uma lista com motivos para você fazer um intercâmbio (seja ele qual for). Vamos lá!
SAIR DA ZONA DE CONFORTO
O primeiro motivo pode ser meio óbvio, mas não deixa de ser verdadeiro. Acredito que qualquer experiência fora do país vai te fazer sair da sua zona de conforto, mas o intercâmbio meio que te obriga, sabe?! Você que tem que se virar, em todos os aspectos, principalmente se você passa um período muito grande. Você vai viver coisas que não estavam na sua rotina, vai participar de projetos (se for um intercâmbio a trabalho e/ou estudos), vai ser responsável por crianças (no caso do au pair) e/ou por animais e meio ambiente (no caso do trabalho voluntário). 

No meu caso, que tinha 16 anos na época e era super hiper tímida, tive que me virar em outra língua, dar a cara a tapa se quisesse fazer qualquer coisa. No primeiro momento assusta, mas depois você se acostuma e quando menos espera já tá lá falando com quem aparecer na sua frente, sem medo de ser feliz. 
INDEPENDÊNCIA
Quando você sai da sua zona de conforto, automaticamente vai crescendo uma certa independência dentro de você. Não tem nada mais legal do que resolver as coisas sem ficar dependendo de alguém, entende? Por sempre ter sido muito tímida e na minha, com o intercâmio eu comecei a ter mais confiança em fazer as coisas sozinhas. Afinal, você estará sozinha em um país que nunca conheceu, com pessoas que não conhece, e uma língua que não é a sua. Você vai se virar, e voltar pro Brasil super segura de resolver os perrengues da vida.
CONHECER O NOVO E O DIFERENTE
Na minha opinião não tem nada mais empolgante do que o novo. Adoro tudo que é novo, que é diferente, e no fim o seu intercâmbio vai ser isso: coisas novas e diferentes que vão te deixar maravilhado! São pessoas novas, comidas novas, lugares novos, costumes novos e uma língua nova. Você vai voltar para casa (isso se não decidir ficar por lá), com a cabeça mudada. Quandos menos perceber, a pessoa nova será você!
AUTOCONHECIMENTO
Imagina você em um lugar desconhecido onde a única pessoa que você contar é você mesmo. Acontece que você começa a se conhecer de um jeito que nunca imaginaria. Você passará algum tempo sozinha antes de fazer uma amizade, e esse tempo vai ser essencial para você se redescobrir: o que gosta, o que não gosta, como age em certas situações, quais seus pontos fortes e fracos... Tudo será motivo para aprendizado, e você vai crescer muito como pessoa!
 EXPERIÊNCIA ÚNICA
E juntando tudo isso que eu falei, no fim o seu intercâmbio será uma das melhores experiências da sua vida. Nada será como ele, e por isso digo que é um momento único de se viver. As lembranças serão as coisas mais valiosas que você guardará no coração, cada risada, cada choro, cada momento de desespero e de alegria... Tudo se tornará um grande motivo para você querer preservar essa época, e aproveitá-la ao máximo. 

Você voltará com outra cabeça, com novos costumes, com gostos diferentes, com planos diferentes. Você verá que o mundo é um lugar enorme e cheio de oportunidades, prontas para serem vivenciadas. Você terá sonhos que antes não tinha, ou que nem acreditava que seriam possíveis. Sua vontade de conhecer mais do novo se intensificará, e quando menos perceber, vai estar planejando outro intercâmbio, outra aventura para o futuro.

Meu intercâmbio foi uma experiência que eu não troco por nada nesse mundo, por isso eu digo: se tiver a oportunidade, se agarre a ela e vá!

Related Articles

0 comentários:

Postar um comentário