Pensamentos da Madrugada: O Canto das Sereias

terça-feira, dezembro 20, 2016
Na época que eu fazia jornalismo, as minhas aulas favoritas eram a de filosofia e a de sociologia por um motivo simples: o professor. Ele era daqueles que explicava tudo maravilhosamente bem, e que fazia vocês sentir gosto em estudar, sabe?! Então toda aula que eu tinha com ele, já preparava o lápis, o caderno e o gravador do celular pra registrar todos os minutos da aula.

Um certo dia, ele começou a falar sobre um conto da Odisséia, de Homero. O conto falava da trajetória de Ulisses de volta a sua casa, após ter conquistado Tróia. No caminho, ele passou pela Ilha de Capri, ilha das sereias que possuíam um dos cantos mais belos e perigosos. Com seu belo canto, elas conseguiam hipnotizar os homens e se alimentarem deles.

Acontece que Ulisses queria ouvir o belo canto das sereias, mas era muito perigoso. Então, o que ele fez? Mandou os marinheiros amarrarem ele em um mastro, e colocarem uma cera para tampar seus próprios ouvidos. A tripulação só soltaria ele de lá, quando passassem pela ilha.

Quando estavam passando pelo lugar, Ulisses conseguiu o que queria: escutar o canto das sereias. Como era de se imaginar, ele acabou atraído e enlouquecido pelo canto. Gritava loucamente para que os marinheiros os soltassem do mastro, mas por estarem todos com os tampões nos ouvidos, não escutaram os gritos de desespero de Ulisses.

Tá, Yamana, mas onde você quer chegar com toda essa história? Bom meus amigos, acontece que esse meu ex-professor fez uma análise muito maravilhosa e que me fez refletir e muito! Ele fez a seguinte comparação: Ulisses foi corajoso o suficiente e ousado o suficiente para conseguir o que queria, que era poder escutar o maravilhoso canto das sereias.

A tripulação com seus ouvidos tampados representa as pessoas que por medo, por receio, ou por falta de informação, não ousam ou desistem de irem atrás de seus sonhos e desejos. Ulisses representa aquela pequena parte que, apesar dos pesares, encontram um jeito e lutam para que seus sonhos se realizem.

Lembro que no fim da aula, meu professor nos fez uma pergunta mais ou menos assim: Vocês escolheriam escutar o canto das sereias, ou viver a vida inteira só imaginando como seria? Vocês seguiriam os passos de Ulisses, ou seriam como os marinheiros que preferiram ficar na inércia, e não tomarem conhecimento daquele momento?


  • Então eu deixo essas perguntas pra você!! Ulisses ou marinheiros?? Ousar, ter coragem, apostar naquilo que acredita, ou deixar tudo isso passar por medo?! Me responde aqui nos comentários, e me conta o que achou dessa história!! Vejo você no próximo Blogmas

2 comentários:

  1. Ei Yamana!
    Cliquei sem pensar duas vezes ao ter lido a palavra "jornalismo" e me deparo com este texto maravilhoso. ♥ Pretendo cursar Jornalismo na faculdade e espero que meu professor seja tão encantador quanto o seu. Eu adorei essa história. Espero que eu possa encontrar essa coragem de Ulisses que, de certa forma, deve existir bem lá no fundo de cada um de nós.
    Um grande beijo,
    Ge.

    Raelogia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aiin, que amor!! Se é teu sonho, corre atrás mesmo!! Tive uma oportunidade incrível de ter essa aula e ela me fez repensar muito, sabe?! Fico muito feliz, de coração, que tenha gostado do texto, e sim, todos nós temos essa coragem lá no fundo, é só deixar ela tomar vida!
      Espero que tu realize tudo que sonhe, e depois volta aqui pra me contar da faculdade!! Beijão ♥

      Excluir

Tecnologia do Blogger.