In Jane Austen livros Pride and Prejudice resenha

Pride and Prejudice, por Jane Austen

Faz um tempão desde a minha última resenha, né? Mas não se preocupem porque hoje tem uma resenha muito especial pra mim! Finalmente, pude ler esse livro maravilhoso: Pride and Prejudice, graças à Gi, uma amiga querida, e foi amor à primeira lida. 
“Vanity and pride are different things, though the words are often used synonymously. A person may be proud without being vain. Pride relates more to our opinion of ourselves, vanity to what we would have others think of us.”

Jane Austen retrata a história de Elizabeth Bennet, filha de Mr. e Mrs. Bennet, e a segunda de cinco filhas. Eles vivem em uma propriedade rural na cidade de Meryton (um lugar fictício), em HertfordshireInglaterra. Logo no início, um jovem Mr. Bingley se muda para uma propriedade próxima à casa dos Bennet, junto de sua irmã, Caroline Bingley, e de seu amigo, Mr. Darcy!

Enquanto Mr. Bingley faz um sucesso com a população da cidade, Mr. Darcy passa uma impressão não muito boa, principalmente quando se trata de Elizabeth, com quem tem uma relação de "ódio à primeira vista". Por outro lado, Jane, sua irmã mais velha, abre seu coração e começa um "relacionamento" com Mr. Bingley, o que não é bem aceito por Caroline.

Em meio a amores, preconceitos e confusões, a história de Elizabeth e Darcy vai se construindo aos poucos. Os dois personagens têm personalidades muito fortes, e se levarmos em consideração a época em que for escrita, percebemos que é uma obra que está a frente do seu tempo.

Elizabeth se recusa a aceitar tradições como o casamento arranjado, e aceita somente se isso envolver sua vontade e amor com o seu companheiro. Darcy, por outro lado, de cara nos aparenta um homem frio, sem sentimentos e arrogante. Ao decorrer da história, percebemos que ele é cuidadoso com quem ama, e que expressa seu sentimento com ações, sem ter a necessidade de se vangloriar por isso.


Sabe aquele livro que você quer devorar de tão bom que é? Jane Austen, apesar de ser uma escritora antiga, escreve de modo envolvente. Acho que o que mais me chamou atenção em Orgulho e Preconceito, foi o romance à moda antiga, sabe? O modo como a escritora relata sobre o respeito e a cordialidade que existia naquela época, faz com que você se sinta dentro da história.

Eu assisti ao filme antes de ler o livro em si, e apesar de ter muita coisa faltando, eu amei as duas obras. Gosto de pensar que elas se completam. Ainda tenho que assistir a mini-série que gravaram há um tempo atrás, também, mas tenho certeza que é tão boa quanto.



 Pride and Prejudice, Jane Austen
Editora: Penguin Classics
Coleção: Clothbound Classics
Preço: R$ 78,80 (valor Livraria Cultura)
Livraria Cultura | Book Depository | Amazon 

Related Articles

1 comentários: